Esse é um dos componentes que grande parte dos proprietários de moto não dá a devida atenção. A falta de cuidado e manutenção no filtro de ar pode acarretar na menor durabilidade do motor de até mesmo diminuir o rendimento do mesmo. Já que hoje fiz a manutenção do filtro de ar da minha DT180 resolvi fazer um tutorial que explique passo a passo como fazer a limpeza.
Materiais:
*Pote plástico
*Óleo diesel ou querosene
Filtro de ar sujo após a trilha:
Notem que o acúmulo de sujeira no filtro de ar é grande (isso com apenas uma trilha). Então é de extrema importância a limpeza periódica desse componente, ou seja, limpar a cada competição ou trilha
Pote com óleo diesel:
A quantidade de óleo diesel não precisa ser exagerada.
Filtro de ar mergulhado no óleo diesel:
Serão aplicados dois banhos do filtro no óleo diesel. O primeiro banho é apenas para tirar a sujeira mais "grossa", e o segundo banho é o que de fato limpa (dar o primeiro banho, jogar fora o óleo diesel sujo do primeiro banho, lavar o pote com água, colocar a mesma quantidade de óleo diesel do primeiro banho, executar o segundo banho). Lembrem-se de nunca torcer o filtro (nem para limpar e nem para secar), pois isso diminui sua vida útil. Apenas aperte o filtro com ele encharcado de óleo diesel.
Filtro de ar limpo:
Após a retirada de toda a sujeira do filtro de ar o ideal é lava-lo com água limpa para retirar todo óleo diesel contido nele. Lembrem-se de nunca torcer o filtro, sempre apertá-lo para a retirada excessiva de água. Após feito isso é só deixa-lo secar. Depois de seco sempore passar um óleo 2 tempos ou óleo desengripante no filtro antes de colocá-lo na moto.
Todos que tenham certa experiência com motos já sabem de tudo isso que foi postado, mas esse tutorial é para aqueles que como eu tiram suas dúvidas pela internet. Espero que tenha ajudado!
Até a próxima!
Um comentário:
Mas ó q tutorial caprichado, agora até eu sei como limpa o filtro ae =D
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