quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tornado de volta à ativa!

Como havia dito no outro post não pude fazer a troca da escova do motor de partida, então a motoca foi para a oficina. Aproveitei o embalo para mandar limpar o carburador também, a moto parece que ficou “mais esperta” nas arrancadas.
Nesse final de ano pretendo dar um up na Tornado trocando algumas peças e até alterando algumas peças que ela já tem encima, mas isso é assunto para outro post.
A DT180 continua parada por causa de seus discos de embreagem. Mês que vem pretendo fazer ela voltar a rodar porque por enquanto a grana ainda vai estar curta.

domingo, 25 de outubro de 2009

Resolve um problema, surge outro!

Problema do freio traseiro da DT180 resolvido. Coloquei uma mola nova no lugar da que tinha arrebentado. A mola usada tem um pouco mais de pressão do que a que tinha antes, creio que isso melhorará o ‘tato’ do freio.


Freio traseiro da DT180 com mola nova na sapata

Agora é a vez da Tornado dar o ar de sua graça. Semana passada ela resolveu não ligar mais. Quando se apertava o botão de partida do motor o que se escutava era apenas um ‘tec’. A princípio pensei que fosse bateria, mas o painel e o farol ligavam então essa hipótese foi descartada. Conversando com outros proprietários de Tornado descobri que esses sintomas são referentes à escova de partida, ou seja, ela gastou e agora o motor de partida necessita de uma escova nova. Ia fazer a troca desta peça em casa mesmo e pretendia fazer um tutorial, mas por motivos de força maior (falta de chaves) não pude fazer. Então fica pra próxima.


Escova do motor de partida da Tornado

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sem freio traseiro

Desde quando peguei minha DT180 notei que ela tinha um barulho estranho de mola no freio traseiro, mas nada que desse a impressão de ser algo sério. Outro fator interessante é que ele nunca me deu problema (até agora). Ao final da última trilha estava quase que sem freio traseiro, a roda não travava de forma alguma. Desmontei o freio esse final de semana pra ver o que tinha acontecido. O fato foi que uma das molas da sapata de freio quebrou e ficou solta dentro do cubo traseiro, isso acabou lascando os reforços do cubo por dentro. Segue foto:


Sapatas do freio traseiro com a mola quebrada


Fotos do cubo traseiro com reforços trincados, resultado da mola solta dentro do cubo:





Outra coisa legal de se ressaltar é um fato que notei na retirada da roda traseira. Há pouco tempo troquei os pneus da moto na oficina que costumo a levar minhas motocas. Quando olhei para o pneu traseiro a banda dele estava totalmente deslocada. Resultado de um serviço mau feito na troca de pneus. Então atenção com sua moto depois que ela voltar da oficina, nem sempre o serviço é bem feito. Segue foto da roda com o pneu já posicionado de forma correta.


Roda traseira com a banda já posicionada

sábado, 17 de outubro de 2009

Pintura curva e ponteira

Senhores, essa semana retirei a curva e a ponteira da DT180 e dei uma pintada nela para melhorar a estética, já que comprei ela completamente encardida. Foi utilizado tinta spray preto fosco de alta temperatura 600°C da marca Colorgin para fazer a pintura das peças. A princípio gostei do resultado final, mas vamos ver como fica depois de algumas trilhas. Segue fotos das peças pintadas:

Ponteira e curva encardidos:




Ponteira e curva lixados:




Ponteira e curva pintados:




Peças na moto:



terça-feira, 13 de outubro de 2009

Alta problemática

Dtzinha dando o ar de sua graça. Eis que surge mais um problema nela: não desenvolve torque nem velocidade em alta, ou seja, quando ela quer afinar pra mostrar o que é capaz de fazer a velha DT abre as pernas e continua em uma tocada xoxa. Escutando opinião dos que tem conhecimento maior de mecânica que eu, e indo pelo pouco de já conheço cheguei a conclusão que deve ser disco de embreagem patinando. Alguns poucos otimistas me falaram sobre trocar a vela, pois pode ser este o problema. Por mais pura preguiça ainda não fiz isso, mas quando sobrar um tempo farei. Provavelmente com a sorte que eu tenho já sei que mudar a vela não vai adiantar nada, mas enfim.... Moto velha é assim mesmo, mas aos poucos fica nova! Só para constar segue, uma lista de melhorias que já fiz na DT180:

*Motor feito (parte de cima e de baixo)
*Cabo de vela novo
*Vela nova
*Ignição N5
*Curva e ponteira Dore
*Pneus Rinaldi


Imagem ilustrativa Discos de embreagem DT180

sábado, 10 de outubro de 2009

TUTORIAL: Limpeza do Filtro de ar

Esse é um dos componentes que grande parte dos proprietários de moto não dá a devida atenção. A falta de cuidado e manutenção no filtro de ar pode acarretar na menor durabilidade do motor de até mesmo diminuir o rendimento do mesmo. Já que hoje fiz a manutenção do filtro de ar da minha DT180 resolvi fazer um tutorial que explique passo a passo como fazer a limpeza.

Materiais:

*Pote plástico
*Óleo diesel ou querosene

Filtro de ar sujo após a trilha:



Notem que o acúmulo de sujeira no filtro de ar é grande (isso com apenas uma trilha). Então é de extrema importância a limpeza periódica desse componente, ou seja, limpar a cada competição ou trilha

Pote com óleo diesel:


A quantidade de óleo diesel não precisa ser exagerada.

Filtro de ar mergulhado no óleo diesel:


Serão aplicados dois banhos do filtro no óleo diesel. O primeiro banho é apenas para tirar a sujeira mais "grossa", e o segundo banho é o que de fato limpa (dar o primeiro banho, jogar fora o óleo diesel sujo do primeiro banho, lavar o pote com água, colocar a mesma quantidade de óleo diesel do primeiro banho, executar o segundo banho). Lembrem-se de nunca torcer o filtro (nem para limpar e nem para secar), pois isso diminui sua vida útil. Apenas aperte o filtro com ele encharcado de óleo diesel.

Filtro de ar limpo:





Após a retirada de toda a sujeira do filtro de ar o ideal é lava-lo com água limpa para retirar todo óleo diesel contido nele. Lembrem-se de nunca torcer o filtro, sempre apertá-lo para a retirada excessiva de água. Após feito isso é só deixa-lo secar. Depois de seco sempore passar um óleo 2 tempos ou óleo desengripante no filtro antes de colocá-lo na moto.

Todos que tenham certa experiência com motos já sabem de tudo isso que foi postado, mas esse tutorial é para aqueles que como eu tiram suas dúvidas pela internet. Espero que tenha ajudado!

Até a próxima!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Limpeza

Nada de trilha e nem passeio esse feriadão, aproveitarei os dias de sol para lavar as duas motos, descarbonizar, pintar e tentar tirar alguns amassados na curva da DT180. Testarei um método de descarbonização na curva que aprendi lendo em um manual, postarei os resultados e direi se vale a pena ou não. Quem sabe role até um tutorial.



Imagem ilustrativa curva e ponteira Dore

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Apresentação

Buenas gurizada, resolvi fazer um diário de minhas experiências com minhas motocas (apesar de eu não ser dos mais experientes heuheuehuehu). Mas enfim, tenho uma XR250 Tornado 04 que uso no dia a dia e uma DT180 88 que uso nas trilhas de final de semana. Passo poucas e boas com essas motocas, então nos próximos posts estarei relatando os fatos ocorridos em relação a elas. Segue as fotos das máquinas:









Era isso gurizada!